É verdade. Os nossos clubes e associações começaram já a unir-se nos seus projectos festivos e de lazer como já é sabido e como exemplo apresentamos a Casa da Madeira juntamente com a Casa do Alentejo, Casa dos Açores e Casa das Beiras que iniciaram apenas há poucos anos, meia duzia deles se não erramos, a realização dos seus piqueniques integrados conhecido por todos nós como PALUCA.
Desta foi a vez do Arsenal do Minho com outra nossa associação, a Casa dos Poveiros, que, juntos, pela primeira vez, realizaram no domingo, dia 7 de Julho, os seus piqueniques integrados no parque da Croatian Social-Cultural Centre, localizado no 9118 Winston Churchill Blvd. perto Embleton Rd. (5th Side Rd) e que contou com a presença de cerca de mil e duzentos membros e familiares destas duas conceituadas agremiações regionais.
|
Logo à entrada daquele paradisíaco parque era distribuído, pelo Tony Letra, um saco de sardinhas e um pão de milho por cada viatura. Espalhados por uma área larga e debaixo de frondosas arvores as assadeiras não tiveram descanso naquele domingo, preparando as sardinhas, pimentos e grelhando as entremeadas, bifanas, churrasco e até bacalhau e claro, para os mais jovens, as "famosas hamburgas" e "hot dogs". Tudo acompanhado por batata, arroz e feijão, massarocas, saladas e outros petiscos de fazer crescer água na boca ao mais sisudo paladar com muitos dos presente já com tachos com comida previamente confecionada em casa (arroz com salchichas às rodelas, feijoada com carnes ou grão-de-bico com atum, bacalhau à Braz e outras mais delicias).
|
No período da manhã realizou-se um renhido jogo de futebol entre as duas "selecções" onde os Poveiro derrotaram os Arsenalistas por 5-3. Depois duma merecida sesta, nas muitas barracas montadas no parque, após, obviamente duma farta patuscada, foi a vez de mais jogos e desportos, para a gente de palmo e meio e adultos estes com equipas masculinas e femininas do jogo da malha. Esta propriedade está equipada com uma larga piscina onde cerca de duas dezenas dos nossos jovens ali praticaram natação. Foi pena as bátegas de água que no inicio da manhã e já à tarde se fez sentir e que prejudicou a continuidade das actividades pré-planeadas inclusive a actuação dos Ranchos Folclóricos dos Poveiros, Estrelas do Norte, Nazaré e do Arsenal do Minho que esperaram em vão algumas horas para a exibição. No entanto, mais de duas centenas de pessoas agruparam-se num recinto coberto para ouvir as concertinas do Arsenalistas e as suas desgarradas picantes onde o Laurentino Esteves e a Linda Correia não faltaram com as suas quadras recheadas de piri-piri.
|
Durante o dia as concertinas não pararam um minuto sequer andando de barraca em barraca e de mesa em mesa a alegrar e a desafiar para a desgarrada quem quisesse ou tivesse coragem para o fazer. Esta gente nortenha é assim, muito alegre e comunicativa. Houve, mesmo com chuvada, um pezinho de dança com musica DJ e muitos foram os pares que se "abanaram" quiçá com intuito digestivo. Eram mais de duas dezenas que por ali rodopiavam ao som, ou das concertinas ou de musica DJ.
Houve sorteios de receptor de TV, bicicleta e bilhetes para o S. Marinho e para o próximo cruzeiro dos Poveiros.
Pois afirmamos, mesmo com mau tempo, o piquenique foi um sucesso pela participação de tanta gente e o programa aliciante embora, como já atrás referimos, o tempo chuvoso viesse a limitar muitas das actividades neste dia. Mas valeu a pena dizemos para socializar e relaxar por umas poucas de horas.
Voltar para Eventos Sociais |